WordPress. Há quem ame e há quem odeie. Mas a grande verdade é que o sistema de gerenciamento de conteúdo (vulgo CMS), que começou como um simples sistema para blogs, em 2003, evoluiu muito e hoje é utilizado em quase 24% de toda a internet, ganhando assim o posto de CMS mais utilizado no mundo. É claro que isso não se deve só à ferramenta em si. Existe uma enorme comunidade de usuários e desenvolvedores que trabalha todo dia para melhorar a ferramenta e criar novas soluções com base nela.

O mercado de soluções para web com base no WordPress é enorme. Quer um layout diferenciado para seu site? Existem inúmeros temas, gratuitos e pagos, que lhe ajudam a fazer isso. Vai usar o WordPress para criar seu site, mas precisa de funcionalidades diferentes, que vão além da criação de páginas e de um blog? Fique tranquilo, existem inúmeros plugins, que funcionam como módulos e trazem novas funcionalidades. Você pode, por exemplo, instalar um plugin para criar formulários de contato, para criar uma agenda de eventos e etc.

Pois bem, então dá pra criar um blog e um site com WordPress… é isso? Sim. Mas ele é uma ferramenta tão flexível, que você pode usar para muito mais do que isso. Atualmente, o maior exemplo dessa versatilidade está na área de e-commerce. Além de ser o CMS mais utilizado, o WordPress também permite o uso de um dos sistemas de e-commerce mais utilizados no mundo: o WooCommerce, que é nada mais, nada menos que um plugin!

“Ok, entendi!”, você deve estar pensando. “Posso usar o WordPress para criar um blog, um site para minha empresa, e também criar uma loja online!”. Sim, você está correto! Mas talvez você ainda não tenha entendido a flexibilidade do WordPress. Esses três usos são os mais óbvios, e se você já ouviu falar sobre o WordPress, provavelmente já sabia disso. Talvez até conheça outras funcionalidades, que são possíveis através da instalação de plugins.

Mas agora é que vamos para a parte que interessa. Vamos te contar 5 usos não tão óbvios para o WordPress. Você vai entender que dá pra fazer muito mais do que um site.

1: Calculadora de Orçamentos Online

wordpress-formulario-orcamento-caldera-forms

Ok, vamos supor que você quer fazer o site da sua empresa, que faz prestação de serviços, e gostaria de automatizar algumas coisas. Você já tem a lista dos serviços que vai exibir no site, bem como o valor deles. E então você pensa: “hum… seria legal se desse para automatizar algumas coisas. Por que não permitir que o cliente já saiba quanto vai gastar antes de entrar em contato?”. Parece uma boa ideia, não? Assim você vai receber o contato daqueles clientes que realmente vão querer trabalhar com você.

Existem várias maneiras de se criar um sistema de orçamento, e graças às inúmeras soluções para o WordPress (em forma de plugins) você pode fazer isso. Provavelmente seu sistema de orçamento funcionará como um formulário, onde a pessoa escolhe aquilo que vai precisar, quanto tempo vai precisar, e no fim visualiza o valor total. Então você precisa de um plugin para criação de formulários.

Existem vários plugins para criar formulários, uns gratuitos e outros pagos. Alguns deles permitem que você defina opções no formulário que, ao serem selecionadas, fazem o cálculo automaticamente e já mostram o valor do cálculo na própria página.

Quer um exemplo? Então veja essa demonstração (em inglês) de uma calculadora de orçamentos, feita com o plugin Caldera Forms. Legal, não é? E você pode fazer muito mais do que isso. Por exemplo, se você tem um hotel, pode usar um sistema parecido para criar seu próprio sistema de reservas. O céu é o limite.

2: Sistema de Ensino (ou treinamento de equipes)

WooLearn, plataforma de treinamento para os funcionários do WooThemes
WooLearn, plataforma de treinamento para os funcionários do WooThemes

Quer criar um sistema de ensino a distância (EAD)? Com o WordPress é mais fácil fazer isso. Existem várias soluções de sistema de gerenciamento de ensino (chamadas em inglês de LMS) para o WordPress. Um exemplo deles é o Sensei, um sistema de EAD em forma de (adivinha?) plugin. Com ele, é possível criar vários cursos, cada um com seus respectivos módulos (ou disciplinas, você escolhe). Também é possível criar questionários que podem funcionar como uma “prova online”. E por fim, você pode até fornecer um certificado para impressão ao aluno que completar um curso.

Outro uso interessante: vamos supor que você trabalha em uma empresa relativamente grande, e que todo funcionário recém contratado precisa passar por um treinamento. Ou então a empresa precisa de um lugar para documentar tudo o que um funcionário novo precisa saber para começar seu trabalho. Você pode aplicar esse mesmo tipo de plugin para esse caso. Um exemplo é o WooLearn, um site que a empresa WooThemes (criadora dos plugins WooCommerce e Sensei), criou para orientar seus novos funcionários. Veja como eles fizeram (link em inglês).

3: Redes sociais

espaco-tesla-rede-social-buddypress-wordpress

Ok, é um pouco exagerado pensar que você vai conseguir criar o próximo Facebook com o WordPress. Mas é possível sim criar uma rede social. O WordPress, por padrão, já vem com um sistema de cadastro de usuários. Mas existem plugins que o transformam em um sistema onde é possível esses usuários interagirem entre si. O BudyPress é o plugin mais utilizado para isso. Com ele, você pode criar uma rede social fechada para determinado nicho de mercado, por exemplo.

Aqui na Favolla, estamos justamente trabalhando em um projeto desse tipo. O Espaço Tesla é uma rede social para engenheiros que pretendem prestar concursos públicos e são clientes da empresa Tesla Concursos.

Você também pode usar esse tipo de funcionalidade para criar, por exemplo, uma rede de comunicação interna da sua empresa. Cada funcionário pode ter seu próprio perfil, participar de determinados grupos dentro da empresa, discutir projetos e compartilhar documentos com seus colegas de trabalho. Com imaginação, você pode criar qualquer coisa.

4: Gerenciador de Projetos

Gerenciador de Projetos desenvolvido pela Lift para a equipe de design da Frito Lay's
Gerenciador de Projetos desenvolvido pela Lift para a equipe de design da Frito Lay’s

Graças à versatilidade do WordPress, você pode aproveitar seus recursos para criar seu próprio gerenciador de projetos. Inclusive, já existem plugins (como o WP Project Manager) que transformam o WordPress em um gerenciador de projetos padrão.

Agora, vamos supor que seu processo de trabalho é diferente do que a maioria das ferramentas de gerenciamento de projetos oferecem. Nesse caso, você pode construir sua própria ferramenta com o WordPress. Um dos melhores exemplos é o case do gerenciador de projetos que a agência Lift criou para a equipe de design da empresa Frito-Lay’s (link em inglês). Eles usaram diferentes plugins e customizaram totalmente a área administrativa do WordPress para criar a ferramenta perfeita para eles.

5: Aplicativos mobile

Aplicativo desenvolvido para o site List25 pela equipe do AppPresser
Aplicativo desenvolvido para o site List25 pela equipe do AppPresser

Sim, você leu direito. Aplicativos para celulares, tablets e etc. Sim, hoje já é possível fazer isso com o WordPress. Sim, já existem várias maneiras de integrar seu site ou sistema feito em WordPress, com algum aplicativo, mas nós estamos falando aqui de aplicativos construídos com WordPress.

A solução mais notável para esse trabalho atualmente é o AppPresser, que é um conjunto de ferramentas que possibilita essa façanha. Atualmente, você pode criar aplicativos de redes sociais, e-commerce e de notícias. Um exemplo de aplicativo criado com a ferramenta é o do site List25.

Conclusão

Como você mesmo pôde ver, realmente é possível fazer qualquer coisa que você quiser usando o WordPress de maneira inteligente. É claro que nem sempre ele é a ferramenta ideal, mas a flexibilidade dele é tão grande que vale a pena considerá-lo para seu próximo projeto.

Tem alguma dúvida? Gostou dos exemplos? Sentiu-se inspirado para seu próximo projeto? Então, que tal batermos um papo? Você pode mandar uma mensagem pra gente ou pode usar nosso criador de projetos para começarmos a falar sobre sua ideia!

 

Deixe um comentário

7 Comentários em "5 coisas que podem ser feitas com o WordPress e você não sabia"

Notify of
avatar
Sort by:   newest | oldest
Riva
Visitante

Construí um site com wordpress e gostei muito. Vou abrir o apppresser para conhecer!!!! Super obrigada pelas informações

Luiz
Visitante

Olá, boa tarde.

Interessante essa calculadora de preços, eu utilizava outro Plugin para isso mas como tenho muitos produtos e formulários dava muito trabalho alterar o preço de todos manualmente.

Você sabe me dizer se nesse Plugin é possível por exemplo: aumentar o preço de todos os produtos em 20% de forma automática sem precisar editar um a um?

Obrigado, parabéns pelo blog / post.

Adami
Visitante

Gostei do teu post! Muito esclarecedor.

Clayci
Visitante

Wow!! Não tinha ideia que dava para fazer tanta coisa..
Compartilhando ^^

wpDiscuz